sexta-feira, agosto 31, 2007

Pequeno e poderoso

domingo, agosto 26, 2007

Almoço de "trabalho" no Luca

Na passada Sexta-feira, almocei no restaurante Luca.

Como sempre, tudo correu bem. Um maravilhoso Risotto "5 Especiarias", acompanhado por uma Margarita.

Banda sonora aconselhada: Relax by Mika

Noobai Café

Já me tinham dito que um pouco alternativo, mas confesso que habituado que estou à zona de Santa Catarina, não está à espera do cenário com que me deparei esta tarde.

De facto, é triste ver como uma zona de Lisboa consegue entregar-se a tantos indigentes que vagueiam, deambulam e bebem na ruas do Bairro Alto, paredes meias com alguns dos mais luxosos condominíos da cidade.

Não entendo que seja esta a juventude que se quer trazer à cidade!

De resto, o bar/esplanada fica situado num dos mais concorridos miradouros de Lisboa - o Adamastor.

Até vale a pena escapar à confusão da cidade, "sobreviver" aos "vizinhos indesejáveis" para tomar uma bebida ao fim da tarde.

Bar Flyman

Experimentei recentemente o Flyman, na Av. das Nações Unidas, zona T, local indicado para os amantes da aviação.

Tem muitas fotografias e maquetes de aviões. Os sofás fazem lembrar as asas de um avião e uma certa zona assemelha-se mesmo ao o cockpit imensos chás e todos eles excelentes.
Os cafés e os chás quentes e frios predominam.

Imoperdíveis, as 32 variedades de chocolate quente italiano e os crepes.

O crime é tão perfeito quanto a mente que o pratica

Mr. Brooks é um homem de negócios de sucesso, um filantropo, um pai adorável e um marido devoto.

Aparentemente, tudo é perfeito, mas existe um segredo: ele é um insaciável assassino em série, tão mortalmente inteligente que nunca ninguém suspeitou dele… até agora.

Lutando contra a sua doença mental, procura desesperadamente parar, mas sucumbe uma vez mais ao "desejo" do seu alter-ego «Marshall» e volta a matar.

De repente, Earl torna-se um pouco mais descuidado do que o costume e há alguém que testemunha o crime. Um vizinho das vítimas, fotografo amador decide fazer-lhe um invulgar e perturbador pedido, a troco do silêncio.

Ao mesmo tempo, Brooks é perseguido por uma tenaz detective da Polícia, Tracy Atwood que luta, também ela, com os seus próprios demónios.

Para complicar a situação, a filha de Brooks anunciou aos pais que vai abandonar os estudos, mas «Marshall» acha que se passa mais alguma coisa que ela não está a contar.

Na realidade, Brooks desconfia que a sua filha herdou a sua demência, sendo também ela procurada pelo seu crime.

Uma brilhante história com um desfecho surpreendente!

quinta-feira, agosto 23, 2007

Ontem almocei aqui

Um pequeno espaço numa galeria de arte. Vale a pena visitar!

Barcelona by eating out

Destaco a boa comida italiana, em especial os risottos, como uma das grandes recordações da minha visita a Barcelona na Páscoa passada.

Nas Ramblas: El Racó

Em Urgel: Maur, Un Posto al Sole e Gusto

Lótus by Oriente

Hoje almocei aqui.

Em plena Avenida Duque de Ávila, um outrora Pans & Company deu lugar a um espaço vegetariano no centro de Lisboa.

Inaugurado em Julho de 2007 pelo chef Emmanuel François, o restaurante funciona em sistema de buffet.

No piso inferior do restaurante está reservado para aulas de ioga, feng shui, cursos de culinária e massagens.

quarta-feira, agosto 22, 2007

E você, já votou?

Até ao 31 de Agosto, vote aqui no maior empresário português do século XX.
A escolha recai numa lista de nomes que o Jornal de Negócios elaborou previamente, mas admite-se que esta seja alterada no sentido de acrescentar nomes consoante a preferência do público.

Eu votei em Alfredo da Silva, o emblemático fundador da Companhia União Fabril -(CUF), da Tabaqueira, do Estaleiro da Rocha do Conde de Óbidos (depois Lisnave), da Carris, do Banco Totta e da Companhia de Seguros Império.

terça-feira, agosto 21, 2007

Porquê?

Porque às vezes queremos tudo e ficamos sem nada;
Porque às vezes não esperamos nada e ganhamos tudo;
Porque às vezes esperamos mais do que aquilo que recebemos;
Porque às vezes damos tudo sem pedir nada em troca.

Porque nos entregamos e por isso exigimos;
Porque a fasquia está sempre demasiado alta;
Porque a cavalo dado não se olha o dente;
Porque quando a esmola é muita o santo desconfia.

Uns dias porque sim, outros porque não!

segunda-feira, agosto 20, 2007

Massacre de São Bartolomeu

Aproxima-se a noite de 24 de Agosto, onde no longínquo ano de 1572 teve lugar o massacre da noite de São Bartolomeu foi um episódio sangrento na repressão dos protestantes na França pelos reis franceses, católicos. As matanças, organizadas pela casa real francesa, começaram nessa noite e duraram vários meses, inicialmente em Paris e depois em outras cidades francesas, vitimando entre 70.000 e 100.000 protestantes franceses (chamados huguenotes).

domingo, agosto 19, 2007

Memória das minhas putas tristes - Gabriel García Marquez

Escrito em 2004 por Gabriel García Márquez e publicado em outubro do mesmo ano nos países de língua espanhola.

A história é bastante simples: um nonagenário cronista e crítico musical resolve ter uma noite de amor louco com uma virgem. Porém, ao vê-la dormindo, não tem coragem de acordá-la e apaixona-se por uma prostituta adormecida.

Ele, que nunca tivera sexo sem pagar, oferece a si próprio esse pequeno capricho, sem nunca imaginar que encontraria assim o verdadeiro amor.

Rosa Cabarcas, a dona de um bordel, conduzi-lo-á à adolescente com quem aprenderá que para o amor não há tempo nem idade e que um velho pode morrer de amor em vez de velhice.

Evan, o Todo-Poderoso

Depois de "Bruce, O Todo-Poderoso", o realizador Tom Shadyac regressa numa nova comédia e numa nova missão divina.

Desta vez Steve Carell é Evan que, tendo sido eleito para o Congresso, deixa a cidade de Buffalo para se instalar nos subúrbios da Virgínia do Norte.

É então que a sua vida leva uma reviravolta: quando Deus lhe aparece e lhe ordena que construa uma arca. A família de Evan não compreende se ele está a passar por uma crise de meia-idade ou se estará verdadeiramente envolvido numa missão de dimensão bíblica!

«Evan, o Todo-Poderoso» uma das comédias mais caras da história do cinema, concebida como puro entretenimento para toda a família, prepara-se para arrecadar receitas milionárias, reunindo à frente e atrás do ecrã a maioria da equipa que contribuiu para o sucesso do primeiro filme.

O meu filme de Verão

Kale Brecht, um jovem atormentado pela morte do pai entra num estado de apatia e rebeldia, que culmina com a sua prisão domiciliária depois de agredir um professor.

Isolado em casa, cansa-se rapidamente da rotina caseira partilhada com a mãe e procura solução para a monotonia, na casa dos outros.

Mas uma noite, a observação chega longe demais. Kale assiste ao que parece ser um homicídio na casa do vizinho da frente, o misterioso Mr. Turner, e fica obcecado em descobrir a verdade.

Será o vizinho realmente um assassino em série? Será que é Kale que espia o vizinho ou será que também está a ser observado? Ou será apenas a imaginação de Kale a funcionar?

Uma história de mistério e intriga, em torno de um assassinato que bem pode ser apenas produto de uma forte imaginação, inspirado no clássico de Hitchcock, "Janela Indiscreta".

Um Silêncio Interior: os retratos de Henri Cartier-Bresson

No passado fim-de-semana visitei esta exposição fotográfica patente na Fundação Eugénio de Almeida em Évora, que reúne, no centro histórico de Évora, várias fotografias e é uma oportunidade única de ver retratos de personalidades como Marilyn Monroe, Jean-Paul Sartre ou Samuel Beckett, retratados por um dos mais destacados fotógrafos de sempre.

quarta-feira, agosto 15, 2007

Leituras de Verão II

Jaime Nogueira Pinto poi o defensor de Salazar no programa da RTP "Grandes portugueses". Por isso, a editora "a esfera dos livros" desafiou-o a escrever uma curta biografia do ditador.

Segundo o autor, o desafio foi aceite porque diz ter "duas ou três opiniões divergentes do 'main stream'.

O seu livro "António de Oliveira Salazar, o outro retrato" vai na segunda edição.

Leituras de Verão I

"Máscaras de Salazar" é a recriação de uma crónica pessoal a partir de testemunhos, de diálogos, de declarações, de confidências, de segredos que Fernando Dacosta teve com vários protagonistas (e opositores) do Estado Novo, inclusive Salazar.

O contributo deste livro: a memória de gerações de pessoas.






Em Novembro ficarei aqui.

terça-feira, agosto 14, 2007

O regresso de Mr. Big

Chris Noth, actor que protagonizou Mr. Big na série “O Sexo e a Cidade”, garantiu a sua presença na adaptação para cinema daquela série de culto norte-americana, cujas filmagens têm início em Setembro.

Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Kristin Davis e Cynthia Nixon também já aceitaram voltar a protagonizar os seus papéis na comédia romântica, que será distribuída pela New Line Cinema, em associação com a estação HBO.

A produção vai ficar a cargo de Sarah Jessica Parker, de Darren Star, criador da série, e de Michael Patrick King.

Lei anti-tabagista entra em vigor a 1 de Janeiro de 2008

Lei n.º 37/2007, de 14 de Agosto publicada hoje com o objectivo de limitar o consumo do tabaco e proteger a exposição voluntária ao fumo.

A partir de 1 de Janeiro de 2008 passa a ser proibido o consumo de tabaco nos locais de atendimento público, nos locais de trabalho, nos locais destinados a menores de 18 anos, nos estabelecimentos de ensino, com a excepção do ensino superior e para maiores de 18 anos, restaurantes, estabelecimentos hoteleiros, entre outros.

segunda-feira, agosto 13, 2007

As mulheres são como pequenas bonecas russas

A demanda pela mulher perfeita. Existirá realmente uma cara-metade?

Tentativa após tentativa, será que a busca pela perfeição trará apenas infelicidade?

Restaurante Terreiro do Paço

Sob a batuta do chef Vítor Sobral, surge-nos um restaurante dividido em dois andares, impecavelmente decorados.

O andar de baixo, o restaurante O Terreiro, está ocupado por mesas de quatro lugares, com divisórias que permitem refeições num ambiente reservado.

No andar de cima, restaurante do Paço, situam-se a maior parte das mesas e dois espaços destinados a longas refeições rematadas com charutos.

A decoração das mesas foi programada ao pormenor e com muito requinte.

Contudo, apesar de a entrada - queijo de cabra gratinado,salada de espargos grelhados, pesto de coentros e pistaccio ser divina e do prato principal: o bife de atum dos Açores braseado com batata salteada, oregãos e tomate assado ser bastante apetecível -, os restantes pratos (peito de pato caramelizado bastante seco, e lombinho de bacalhau um tanto sem gosto.

Conclusão: a orquestra está bastante desafinada!

domingo, agosto 05, 2007

White House Crocs