domingo, dezembro 31, 2006

Babel

No passado dia 7 de Dezembro tive a oportunidade de assistir à anteestreia do novo filme de Alejandro González Iñárritu.


Trata-se da história de um incidente trágico que gera uma cadeia de acontecimentos em quatro famílias, em quatro continentes.

Ligados por circunstâncias mas separados por continentes, culturas e línguas, cada personagem descobre que é a família que, em última análise, providência consolo.

Nas areias longínquas do deserto Marroquino, um tiro de espingarda detona uma série de acontecimentos que ligam um casal de turistas americanos, dois rapazes marroquinos, uma ama que atravessa ilegalmente a fronteira para o México com duas crianças americanas e o pai de uma adolescente japonesa procurado pela polícia em Tóquio.

Em poucos dias, cada um enfrentará a sensação vertiginosa de estar verdadeiramente perdido - perdido no deserto, perdido no mundo, perdido de si próprio.

terça-feira, dezembro 26, 2006

Assim sem você


Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola, Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim

Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço, namoro sem amasso
Sou eu assim sem você

Tô louca pra te ver chegar
Tô louca pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço, retomar o pedaço
Que falta no meu coração

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo
Por que? Por que?

Neném sem chupeta, Romeu sem Julieta
Sou eu assim sem você
Carro sem estrada, queijo sem goiabada
Sou eu assim sem você

Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante

Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim

O Voo da Mente - Charles Nicholl



Pintor, projectista, inventor, anatomista, músico e filósofo, Leonardo Da Vinci é um dos mais multifacetados e enigmáticos artistas do Renascimento, continuando a inspirar e a intrigar muitas pessoas séculos após a sua morte. O que se esconde atrás da lenda deste génio da Renascença? Qual é a verdadeira história da sua vida?

«Leonardo Da Vinci O Voo da Mente esboça o mais íntimo e convincente retrato do indivíduo complexo, original e eternamente curioso que se esconde atrás do vulto do lendário génio do Renascimento.

Recorrendo a uma vasta gama de fontes contemporâneas e revolvendo os recantos menos conhecidos dos cadernos de apontamentos do próprio Leonardo Da Vinci, Nicholl escreveu a primeira biografia integral do artista. Redigida com elegância e profusamente ilustrada, cheia de detalhes reveladores e de observações muito pertinentes, é uma obra-prima do subgénero biográfico moderno.

segunda-feira, dezembro 25, 2006

Gravações inéditas de uma colaboração entre os fab four e a renomada companhia Cirque du Soleil. Do best...

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Camarate: CDS-PP considera que poder político já fez tudo o que podia

O líder parlamentar do CDS-PP sublinhou hoje só o poder judicial poderá avaliar a confissão do ex-segurança José Esteves, que a firma ter preparado um engenho que alegadamente fez despenhar o avião que matou Sá Carneiro e Amaro da Costa.
"No que toca ao poder político, o que havia a fazer está feito. Já nos substituímos durante muitos anos ao poder judicial", afirmou Nuno Melo, reagindo à entrevista do ex-segurança José Esteves à revista Focus.
"As provas estão aí. Resta apenas pegar nelas e realizar um julgamento" , acrescentou Nuno Melo, que presidiu à última Comissão parlamentar de Inquérito sobe Camarate.
Para Nuno Melo, a entrevista de José Esteves "é um facto relevante mas não significa só por si a existência de um crime".
"É um facto relevante que deve ser avaliado, mas só pode ser avaliado por um tribunal", disse.
A edição de hoje da revista Focus, que entrevistou José Esteves, refere que o antigo segurança do CDS, assume agora que foi o autor de uma bomba incendiária que terá provocado a queda do avião mas que o seu plano era apenas pregar um "susto" ao general Soares Carneiro, candidato presidencial pela Aliança Democrática (AD).
José Esteve diz também que o engenho incendiário que preparou foi alterado por forma a provocar a morte dos passageiros do Cessna.
A explosão da aeronave Cessna, no bairro de Camarate, a 04 de Dezembro de 1980, provocou a morte do então primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, da sua mulher Snu Abecassis, do ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa, do chefe de gabinete do primeiro-ministro António Patrício Gouveia, assim como dos dois p lotos do aparelho.
Nuno Melo recordou que a última comissão de inquérito sobre o caso, a oitava, concluiu pela existência de "fortes indícios da prática de um crime em Camarate".
"Foi o próprio Procurador-Geral da República que o afirmou, em carta dirigida à Assembleia da República, dizendo que os indícios justificavam que o caso fosse levado a julgamento, o que só não sucedia por razões processuais", friso u.
Em termos judiciais, o caso prescreveu em Setembro deste ano e, apesar da confissão, José Esteves nunca poderá ser julgado.
Existe apenas a possibilidade de o caso ser apreciado por instâncias europeias, já que o advogado de alguns familiares das vítimas, Ricardo Sá Fernandes, assegurou que vai apresentar, em Janeiro, junto do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, uma acção em que pede a condenação do Estado português "a uma indemnização simbólica de um euro" às famílias das vítimas.
Nuno Melo manifestou ainda a sua esperança de que os "partidos do arco da governabilidade, PS, PSD e CDS-PP" possam chegar a acordo sobre uma alteração da lei que permita que o Parlamento "não fique de mãos atadas" sempre que concluir pela existência de indícios fortes de crime, uma discussão que decorre no âm bito da revisão do regime dos inquéritos parlamentares.
"PS, PSD e CDS-PP têm que chegar à melhor solução que não ponha em causa a separação de poderes mas que assegure que exemplos como os de Camarate não possam voltar a suceder", frisou.
Referindo ter em mente o caso Camarate, o PSD propôs há duas semanas que seja obrigatória a acusação pelo Ministério Público quando o Parlamento apurar indícios de crime do qual tenha resultado a morte do Presidente da República, presidente da Assembleia da República ou primeiro- ministro.
O CDS-PP sugeriu uma solução idêntica que abranja, além dessas figuras, os membros do Governo, assumindo estar a pensar especificamente no falecido min istro da Defesa Adelino Amaro da Costa.
Por sua vez, o PS propôs que não só esses crimes, mas outros, como os de responsabilidade dos titulares de cargos políticos, sejam levados a tribunal, "em caso de arquivamento ou despacho de não pronúncia", por um "Procurador Especial", com estatuto idêntico ao do Ministério Público, nomeado pelo Parlamento.
A solução do PS é rejeitada pelo PSD, mas os socialistas garantem que irão fechar o dossier da revisão dos inquéritos parlamentares na próxima semana, com ou sem consenso, sem revelarem se irão manter ou deixar cair esta proposta do Procurador Especial.

domingo, dezembro 03, 2006

Mais um excelente filme de animação assinado pelas equipas da DreamWorks Animation e Aardman Features.
O protagonista,Roddy Saint James, é um rato cheio de classe que vive num apartamento de luxo e tem uma vida de rei num bairro chique de Londres. Tem uma óptima casa, brinquedos e até tem mordomo. Contudo, existe um senão na sua felicidade: não tem família nem amigos. Até que um dia, Sid, um miserável rato de esgoto, aparece no apartamento e percebe que lhe saiu a sorte grande. Roddy tenta livrar-se dele, mas é o rato chique que acaba a ir pelo cano abaixo e vai parar aos esgotos. Depois do choque inicial, o inocente herói descobre um mundo cuja existência nem suspeitava: barulhento, colorido, perigoso mas altamente emocionante. Um mundo onde vai viver as maiores aventuras e onde vai encontrar o amor entre as patinhas da bela Rita. A menos que os terríveis mercenários que andam pelo esgoto acabem com as suas novas conquistas.