terça-feira, novembro 21, 2006


Este ano o Pai Natal vem com o cartão dourado....

domingo, novembro 05, 2006


Ontem decidi deslocar-me ao cinema e visitar a versão pop de "Maria Antonieta", a arquiduquesa Maria Antonieta de Habsburgo-Lorena, nascida em Viena em 1955, que subiu ao trono de França, ainda adolescente e acabou odiada pelos franceses e condenada à guilhotina.

Com Kirsten Dunst como protagonista, Sofia Coppola, que se inspirou na biografia da historiadora britânica Antonia Fraser, pinta o retrato da jovem rainha de origem austríaca que encontra em França um universo frívolo e hostil.

Em 1770 Maria Antonieta casou, por procuração, com o delfim Luís, futuro Luís XVI, e foi viver para a corte francesa onde fervilhavam a intriga e as disputas políticas.

À falta da consumação do matrimónio, Maria Antonieta dedica-se a planear festas e a escolher roupas sumptuosas e acessórios ricos. Assegurada a sucessão, a já rainha de França tenta guiar-se pelo sentido de responsabilidade dos seus antepassados, mas, odiada pelos franceses, a sua reputação ficará manchada por infames calúnias. Foi acusada de ser uma meretriz, uma espia, uma delapidadora do erário público. Com a Revolução Francesa, foi presa, julgada em tribunal revolucionário e guilhotinada a 16 de Outubro de 1793.

sábado, novembro 04, 2006


Ainda tardam as rodinhas. Talvez ainda vá a tempo de trocar por este....